Agentes Comunitárias recebem curso de capacitação
Aconteceu no início desta semana a aula inaugural do curso de formação de Agentes Comunitárias de Saúde. Para a Gerente da Escola de Formação em Saúde (EFOS), Lení Granzotto, o curso é de grande importância, para a qualificação dos agentes. “O exercício profissional desta categoria estabelece como requisito básico, a qualidade das mesmas, para que possam atuar prevenindo doenças, bem como promovendo saúde, através de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas”, ressalta.
Na oportunidade a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Saúde Léa de Oliveira Lopes, fez seu pronunciamento direcionado a importância dos agentes comunitários para a sociedade. “Todos vocês serão vistos como meios para a saúde, ocupando esse posto, que é de grande valia para os munícipes, onde, além de exemplos, serão também conhecedores das causas familiares das comunidades” completa.
Para a aula inaugural foi preparada uma palestra, coordenada pela Enfermeira Presidente do Hospital de Laguna Regina Ramos de Souza. Na oportunidade Regina enfatizou a formação do Sistema Único de Saúde. “Dentro deste contexto, os agente comunitários de saúde constituíram uma das mais novas categorias de profissionais dentro do SUS, que tem como principio a universalidade, integralidade, descentralização, hierarquização/regionalização e controle social.
Estiveram presentes no evento, agentes comunitários de Imbituba, Paulo Lopes Garopaba e Imaruí, que totalizou cerca de 260 profissionais.