Praça Henrique Lage terá estilo tropical
Projeto de paisagismo do localinclui árvores frutíferas, nativas e ornamentais, como a goiabeira, o jerivá e opingo-de-ouro
A fim de discutir o projeto de arborização da praça Henrique Lage, alémde integrar os órgãos e profissionais ligados à obra, técnicos das secretariasde Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Sedurb)reuniram-se no local na terça-feira (23) para uma avaliação geral.
No projeto atual de paisagismo, estão incluídas algumas espécies deárvores sugeridas pelo renomado arquiteto Roberto Burle Marx, alguns anos atrás.Com base nesse projeto, o fiscal de Meio Ambiente da Sedurb, Wagner Amorim, iráelaborar sugestões de plantio e definir o local mais adequado para cada espécie,levando em consideração critérios como porte da árvore, tempo de crescimento,espaço e funcionalidade. “A ideia édeixar o ambiente bem tropical, com árvores coloridas e muita sombra. O projetoprevê desde frutíferas até ornamentais, alternando com algumas nativas também,como o jerivá, por exemplo. A quantidade de mudas deve ser medida de acordo como porte da árvore”, explica o biólogo.
O técnico da Seinfra responsável pela revitalização da praça, MozairFreitas da Rosa, afirma que é fundamental manter a vegetação já existente, comouma forma de preservar a história do lugar. “O que estamos fazendo é umaadaptação, preenchendo os espaços vazios para que a praça seja bem utilizadapor todos. Um piquenique em família, por exemplo, à sombra de uma árvore, serábem mais aproveitado”, esclarece.
A secretaria estuda a nomeação de uma equipe fixa para fazer a manutençãoda praça após o término das obras, através da poda de árvores, corte de grama, cuidadoscom as passarelas, etc.
O fiscal de Meio Ambiente irá elaborar um projeto detalhado com sugestõespara o arborismo, que será apresentado e discutido novamente. A inauguração dapraça está prevista para março, com possíveis alterações devido ao processo depaisagismo.
LEGENDA foto1:Profissionais discutem os espaços para plantio com base no desenho do projeto
LEGENDA foto2: Ofiscal de Meio Ambiente (dir.) e o autor do projeto de revitalização analisam olocal adequado para cada espécie.