Jogos amistosos encerram atividades da escolinha de futsal de Imbituba

Projeto atende cerca de 140 crianças e adolescentes com aulas no contra turno escolar

Estimular a prática de atividades físicas, promover a socialização de crianças e adolescentes, e auxiliar no aprendizado. Esses são os objetivos da escolinha Imbituba Futsal, que encerrou as atividades do ano no último sábado (26).

Cerca de 140 alunos se reuniram no Ginásio de Esportes Olivar Francisco para um último jogo antes das férias. O projeto, desenvolvido pela Superintendência de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (Setec), oferece aulas no contra turno escolar para crianças, jovens e adolescentes com idade entre seis e 18 anos.

Para participar, o aluno precisa estar matriculado e frequentando a escola. De acordo com o professor de Educação Física Marcelo Salvador, a escolinha tem ajudado não só na saúde das crianças, mas também no comportamento e na convivência em grupo. “Estamos inserindo o esporte na vida deles com um objetivo social, e não focado no rendimento. Percebemos grandes mudanças na socialização das crianças, elas se tornam mais cooperativas e usam o espírito competitivo de uma forma mais consciente”, explica.

E os resultados já podem ser vistos fora dos limites da cidade. A escola de futsal mantém destaque não apenas em competições regionais, mas também na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), com alunos de até 16 anos, e nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, com alunos de até 18 anos. “Esse projeto vem descobrindo muitos talentos ao longo dos anos. Temos bons atletas no município e buscamos valorizá-los, mas acima de tudo pretendemos contribuir para o desenvolvimento dessas crianças”, comenta o secretário da Setec, Romeu Pires.

A escolinha do município já atua há mais de 30 anos, utilizando o esporte para combater a evasão escolar e estimular o aproveitamento do tempo ocioso dos alunos. “Somos muito felizes com o sucesso desse projeto. Este ano realizamos o sonho de uniformizar cada criança e o trabalho só tende a crescer. Ver os alunos e os pais reunidos aqui hoje nos dá ainda mais energia para o ano que vem”, completa o professor Marcelo.

O Imbituba Futsal conta ainda com o apoio dos professores da Superintendência de Esportes Fábio Pires e Fernando Campos. Após os jogos de encerramento, cada participante recebeu uma medalha de agradecimento.

Inscrições

Para se inscrever no projeto, o aluno precisa apresentar declaração de frequência da escola, exame médico que comprove a aptidão para a prática de atividades físicas, autorização do pai ou responsável e cópia do RG ou certidão de nascimento. Mais informações na Sesporte, pelo telefone (48) 3255-6935.