Show de patinação emociona e revela atletas em Imbituba

Espetáculo do Projeto Patinação na Escola mostrou evolução dos alunos e homenageou incentivadores da ação no município

As crianças do Projeto Patinação na Escola surpreenderam o público na última sexta-feira (18), na terceira edição do espetáculo que já descobriu grandes talentos em Imbituba. Com temas como anos 60, samba funk e o mundo dos fantasmas, o 3º show de patinação trouxe cerca de 70 alunos da Escola Municipal Basileu José da Silva dançando e arriscando manobras sobre duas rodas no Ginásio de Esportes Olivar Francisco.

O objetivo do espetáculo é apresentar para a comunidade o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação de maneira gratuita, sob a orientação da professora e patinadora Daniele Canez. “Comecei esse projeto sem saber o que iria receber e foi uma grande surpresa acompanhar o crescimento do esporte dentro da escola a cada ano. As crianças passaram de alunos para artistas”, orgulha-se Daniele.

Uma das surpresas da noite foi a abertura do show com o aluno do primeiro ano João Victor Pereira, portador de Síndrome de Down. A felicidade do menino ao desfilar pelo ginásio com suas professoras arrancou lágrimas da plateia. “As aulas de patinação não trabalham só a socialização das crianças. Elas trazem um crescimento individual. Eles se tornam mais responsáveis e confiantes do seu potencial”, afirma a professora.

Outro destaque foi a apresentação dos atletas que participaram da Copa Mercosul de Patinação Artística. A equipe desfilou com orgulho suas medalhas, e agradeceu emocionada o reconhecimento. A secretária de Educação, Michela Freitas, destaca a importância da prática esportiva na sala de aula. “O esporte ajuda na formação do cidadão e traz lições para toda a vida. Ele ensina a ter coragem para cair, levantar e começar de novo. Foi o que vimos nesse show, uma lição de coragem”, destaca.

O espetáculo encerrou com uma homenagem a todos os que contribuem e acreditam na realização do projeto na cidade. Alunos, filhos e até mesmo quem nunca havia subido nos patins desfilaram pelo ginásio e entregaram rosas aos colaboradores.

O Patinação na Escola ensina crianças do pré-escolar até o nono ano, e está em seu terceiro ano de atividades na escola do bairro Campo D’Aviação.