Equipe de saúde participa de capacitação em estomaterapia
Oficina trouxe questões práticas sobre autocuidado de pacientes para os enfermeiros e técnicos do município
Os enfermeiros e técnicos de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família do município participaram, na última sexta-feira (4), da oficina de capacitação “Estomas intestinais e urinários”, no Centro de Educação e Gestão em Saúde – Ceges de Imbituba.
A capacitação foi oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde do Governo de Imbituba com o objetivo de preparar os profissionais de enfermagem para lidar com pacientes estomizados, ou seja, que possuem alguma comunicação entre órgãos internos e o meio externo devido a intervenção cirúrgica, por onde eliminam fezes e urina.
A oficina foi ministrada voluntariamente pela enfermeira Ana Cristina Rodrigues, especialista em Estomaterapia pela Faculdade Famerp, de São José do Rio Preto. Além do tratamento com os pacientes estomizados, a profissional abordou assuntos como legislação sobre estomia, identificação precoce de problemas, autocuidado, dispositivos e acessórios que auxiliam na vida destas pessoas.
De acordo com a gerente da Estratégia de Saúde da Família, Glicélia Speck, Imbituba atende hoje aproximadamente 30 pacientes com estomia. “Por isso é importante a capacitação dos nossos profissionais de saúde. Eles dão o suporte para que essas pessoas consigam criar autonomia e viver sem ajuda”, explica a enfermeira.
A orientação repassada pelos enfermeiros e técnicos deverá auxiliar os pacientes a retomarem o seu cotidiano de maneira independente, evitando até mesmo o isolamento social. “Nosso papel é fornecer informações que facilitem a adaptação à nova realidade e a reabilitação dessas pessoas”, garante.
A oficina contou com a participação de 41 profissionais de saúde do município.