Leão-marinho debilitado morre em praia de Imbituba
Um leão-marinho, adulto, localizado debilitado na manhã desta sexta-feira (10), na Praia da Vila, não resistiu e morreu antes mesmo de ser resgatado.
Como esse tipo de mamífero pode contrair a gripe aviária, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (CIDASC), órgão responsável por executar ações de sanidade animal e vegetal em Santa Catarina foi acionado.
Os representantes do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP/Udesc) também participaram da ação. A CIDASC acionou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) .
O corpo do leão-marinho foi enterrado em local não divulgado. Materiais do mamífero foram coletados para análise.
Em 18 de outubro de 2023, um exemplar da mesma espécie morreu em uma praia de Garopaba. Na época, a CIDASC confirmou o que seria a primeira morte de um leão-marinho por gripe aviária no Estado.
Antes do caso, Santa Catarina só havia detectado a gripe aviária em pássaros silvestres.
Alerta!
A bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Rafaela Cardoso Ramos, pede que as pessoas, ao avistarem animais marinhos debilitados ou mortos, mantenham a distância do entorno e informem o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP/Udesc), pelo telefone 0800 642 3341 ou (48) 99116-0264.