Imbituba participa do Encontro de Licenciamento Ambiental da APA da Baleia Franca
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca realizou, nesta quarta-feira (12) um importante encontro para discutir o Licenciamento Ambiental, reunindo técnicos e representantes dos órgãos ambientais municipais, estaduais e federal, além de grandes usuários de recursos naturais. O evento ocorreu no auditório da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) e teve como objetivo alinhar competências e procedimentos, fortalecendo a gestão ambiental no território da APA.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, participou do encontro, representada pela secretária Patrícia Menegaz de Farias, além de fiscais e técnicos da área. A secretária destacou a importância da iniciativa para a gestão ambiental do município:
“É essencial parabenizar a APA da Baleia Franca por promover esse encontro. A comunicação direta com os órgãos ambientais norteadores é fundamental para um planejamento sustentável eficaz. A troca de experiências intermunicipais dentro desse território tão importante fortalece a execução do licenciamento ambiental, garantindo um desenvolvimento equilibrado e responsável”, disse a secretária.
Para o chefe da APA da Baleia Franca, Stéphano Diniz Ridolfi, o licenciamento ambiental é um tema bastante amplo que impacta a vida do empreendedor. “Ele precisa saber que o empreendimento pode ter impacto ambiental, caso haja, precisará de licenciamento. Na Apa da Baleia Franca pode ter procedimentos diferentes e a depender do tipo e do potencial poluidor, ele pode ser feito pelo Ibama, IMA, etc. Então esse evento reúne todas as entidades e órgãos públicos no mesmo local, e promove interação de forma a todos unificarem os procedimentos para agilizar os processos e favorecer a todos”, declarou.
A participação de Imbituba reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação e o desenvolvimento sustentável da região.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência / PMI