Imbituba lança documentário e guia sobre os butiazais para impulsionar turismo sustentável
Imbituba se prepara para um importante lançamento voltado à valorização cultural, ambiental e turística dos butiazais. No dia 5 de abril, sábado, às 16h, o Museu Nacional da Baleia Franca, em Vila Nova Alvorada (Praia do Porto), será palco da estreia do documentário “Conhecendo o Caminho dos Butiazais” e da apresentação do “Guia Caminho dos Butiazais”. O evento contará com a exibição gratuita do filme e distribuição de exemplares impressos do guia.
Os projetos têm como objetivo destacar a importância do butiá, fruto típico da região, e os saberes tradicionais associados ao seu cultivo e uso pelas comunidades locais. Ambas as iniciativas são fruto de uma articulação entre membros do Centro Cultural e Turístico Mariscão da Zimba, com apoio de políticas públicas e incentivo cultural.
Produção e apoio
O documentário foi viabilizado através da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal, enquanto o guia recebeu apoio do Procult – Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Imbituba, com incentivo fiscal da empresa Fertisanta.
Todo o conteúdo foi desenvolvido pela jornalista Dra. Emanuelle Querino Alves de Aviz, com imagens de foto e vídeo produzidas pelo filmmaker Cláudio Moreira Lima, da Morlima Produções.
O Caminho dos Butiazais propõe um roteiro estratégico que passa por praias, dunas, trilhas, igrejas e mirantes, conectando visitantes a esse patrimônio natural e cultural. “A ideia é aproximar as pessoas dos butiazais, não só pela sua beleza, mas também pela história e identidade que representam”, destaca Célio de Oliveira, diretor do Centro Cultural e Turístico Mariscão da Zimba.
Já o “Guia Caminho dos Butiazais” é uma publicação ilustrada que traz mapas, informações sobre o ecossistema, dicas de turismo sustentável e experiências gastronômicas e culturais. “Os butiazais são referências ecológicas e elementos essenciais da identidade local, por isso precisam ser preservados e valorizados”, ressalta Sandro de Souza, diretor do Centro Cultural e Turístico.
O evento é uma oportunidade para a comunidade e visitantes conhecerem mais sobre os butiazais e explorarem novas formas de turismo sustentável em Imbituba.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência