Imbituba entrega primeiro Título de Propriedade através do REURB
Na tarde desta quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento Urbano – SEGPLAN, através do Grupo de Trabalho para a Regularização Fundiária (GTRF) entregou o primeiro Título de Propriedade através do REURB – Regularização Fundiária Urbana. Este certificado regulamenta e permite que os lotes tenham suas próprias matrículas.
No total foram regularizados 13 lotes que formam o Núcleo Caeté, localizado na Rua Laguna no Bairro de Ibiraquera, todos aprovados em modalidade específica. Segundo o Prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, a REURB é uma oportunidade para que sejam debatidos os procedimentos de regularização fundiária no município de Imbituba. “Existe uma grande demanda de loteamentos irregulares, clandestinos ou que ainda não foram devidamente regularizados. A REURB é uma modalidade mais completa, que envolve um projeto de urbanização através de melhorias para a cidade”, destacou o prefeito.
Desde novembro de 2022 foi criado um Grupo de Trabalho para a Regularização Fundiária (GTRF) pela Prefeitura de Imbituba. Este grupo vem trabalhando com diversos núcleos para que consigam regularizar os seus lotes. “A regularização fundiária permite que os locais tenham a possibilidade de receber investimentos de infraestrutura. Existem políticas públicas que possibilitam a regularização de imóveis que estão em área de interesse social a custo zero para a população. Este trabalho vem sendo realizado em todo país e fazendo com que a população consiga ter acesso a todos os serviços essenciais que merecem e são necessários”, destacou a secretária da SEGPLAN Thaís Florentino.
O REURB (Regularização Fundiária Urbana) é um instrumento que facilita a regularização fundiária e gera uma série de benefícios para os moradores e principalmente ao município. Tem o objetivo de regularizar as ocupações clandestinas ou irregulares e à titulação de seus ocupantes como proprietários. No Brasil, metade dos imóveis não tem escritura e em Imbituba isso não é diferente.