Finalizada montagem de esqueleto de Baleia Jubarte

No último domingo (24), foi concluída a montagem do esqueleto de uma Baleia Jubarte no Museu Nacional da Baleia Franca. O responsável pela osteomontagem, foi Samuel Petri, e o esqueleto era de um animal encontrado no dia 31 de agosto de 2021, durante o monitoramento das praias, já em estado avançado de decomposição. A ossada foi doada pelo Laboratório de Zoologia da UDESC.

A montagem ocorreu durante quatro finais de semana, já que o Museu abre ao público de terça-feira à sábado. Esta Baleia Jubarte era um macho juvenil que media 7,8 metros. Estima-se que o animal pesava 7 toneladas.

A osteomontagem é processo de montagem do esqueleto e acontece após um longo processo de decomposição do animal (o animal fica enterrado por um período).

Depois de ser desenterrado, ele recebe os devidos tratamentos químicos para que, então, possa ser iniciado o processo de montagem.O Museu Nacional da Baleia Franca fica localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada), onde recebe centenas de visitantes por mês, tais como, estudantes, turistas e moradores.

O espaço conta com artefatos utilizados na pesca da baleia, bem como, ossos dos mamíferos. O museu está em um antigo barracão baleeiro, que hoje recebe o nome de “Manoel Rosa”, uma referência a um dos últimos baleeiros de Imbituba e promotor ativo da conservação da espécie.O esqueleto já está disponível para a visitação no Museu Nacional da Baleia Franca: de terça à sábado, das 09 às 17 horas. O agendamento pode ser feito através do telefone (48) 99650-0094.