Filme Aguada será apresentado no Museu da Baleia de Imbituba
Nesta sexta-feira (26) será exibido o filme “Aguada: histórias de lavadeiras” no Museu da Baleia de Imbituba, no bairro Vila Alvorada, conhecido como Aguada. O projeto trata-se de uma pesquisa que registra a memória e histórias das antigas lavadeiras de Imbituba.
Idealizado pela atriz e produtora Alana Meneghel, o projeto inspirou-se nos trabalhos de Nilsa Oliveira. “Fiquei extremamente emocionada e comovida com a história dessas mulheres que construíram a sociedade de Imbituba, mas que ficaram invisíveis na história. Mulheres que são fontes de inspiração para todas nós, por sua força, determinação e conexão com a natureza”, destaca Alana e complementa, “fiquei muito feliz em poder ouvir suas histórias e registrá-las para que as futuras gerações possam ter acesso a todo esse patrimônio imaterial”.
Além dos registros de entrevistas, o projeto recriou cenas cotidianas e histórias coletadas de modo ficcional experimentando liberdade poética. “A memória e as histórias populares são essenciais para a manutenção das culturas locais. Pesquisar e registrar a presença dessas mulheres foi uma forma de preservar uma identidade, num momento em que, pela enxurrada tecnológica, estamos, enquanto sociedade, perdidos sem saber quem somos ou para onde vamos”, diz Libertu, diretor do Projeto.
Realizado com recursos do Edital Elisabete Anderle 2022 da Fundação Catarinense de Cultura, o filme contará com recursos de acessibilidade com Libras, Legendagem e Audiodescrição. A sessão terá início às 19 horas, com entrada gratuita.