Evento tradicional: Festa de Santa Ana começa nesta quarta-feira (26)

Uma das festas religiosas mais antigas do Brasil começa nesta quarta-feira (26), em Imbituba. A edição número 271 da Festa de Santa Ana e Divino Espírito Santo seguirá até o próximo domingo (30), com diversas atividades que preservam a cultura dos imigrantes açorianos.

Os dois principais eventos serão a transladação da imagem da Santa Ana no sábado (29), às 19 horas, e a procissão da Corte Imperial, no domingo, às 10 horas.

“Esta é uma das festas ecumênicas mais antigas do Brasil e convidamos as pessoas de todas as regiões para prestigiar as nossas atrações”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Alex Bondan.

Programação:

As celebrações terão início logo mais, às 18 horas, com a carreata do Dia da Padroeira Santa Ana. Em seguida, será celebrada a missa festiva e a noite da sopa. No dia 27, haverá missa às 19h30 é, na sequência, festa Julina com a apresentação de Boi de Mamão.

Na sexta-feira (28), será celebrada, apenas, uma missa. No sábado (29), a partir das 19 horas, acontecerá a transladação da imagem da Santa Ana e da Bandeira do Divino Espírito Santo e missa.

E no domingo (30), a partir das 10 horas haverá a procissão da Corte Imperial. O evento simula a reconciliação do Rei Diniz com o seu filho, por meio de uma promessa da Rainha Izabel ao Divino Espírito Santo.

“A coroação do Imperador é um momento muito especial da nossa celebração e reforço o convite para toda a comunidade imbitubense, turistas e apaixonados pela cultura e história açorianas”, complementou o presidente da Casa Açoriana, Ronaldo Augusto Pires.

A história:

A celebração teve início em Imbituba em 1752, com a construção da igreja da Freguesia de Vila Nova. Contudo, foi em 1605 que os primeiros padres jesuítas desembarcaram na cidade para catequisar os nativos carijós que habitavam o litoral catarinense.