Esqueleto de baleia encalhada será exposto no Museu da Baleia de Imbituba
No último final de semana foi encontrado encalhado morto um filhote de baleia-franca na Praia de Ibiraquera. O mesmo filhote que havia encalhado uma semana anterior e foi resgatado por moradores, Instituto Australis/ProFRANCA, PMP UDESC e outras instituições que fazem parte do protocolo de desencalhe. Ao retornar ao mar sem encontrar a mãe, o filhote fêmea medindo 5,10 metros, acabou não resistindo e veio a óbito.
O encalhe ocorreu no Trecho 01 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), de responsabilidade do LabZoo/UDESC Laguna, que realizou a necropsia e coleta de amostras para identificar a causa do encalhe.
O LabZoo/UDESC fez a doação do animal para o Município de Imbituba onde será feita a maceração e a osteomontagem sob responsabilidade da SEMA, para que a estrutura da baleia franca seja exposta no Museu da Baleia de Imbituba. “Esta baleia, mesmo que filhote, será muito interessante para que os visitantes do museu possam conhecer a estrutura desse animal que significa tanto para o município de Imbituba”, destacou o secretário do Meio Ambiente Alisson Pinho Gonçalves.
A empresa contratada para realizar a osteomontagem da baleia será a Animals Skeleton, que já realizou o trabalho de montar o esqueleto de uma baleia jubarte adulta, que está exposto no Museu da Baleia de Imbituba.