Conectar para Multiplicar: projeto da APAE recebe o apoio do município

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Imbituba iniciou, efetivamente, na última quarta-feira (28), o projeto Conectar para Multiplicar. O projeto, com vigência de 12 meses, conta com o apoio financeiro da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O município repassará, durante um ano, R$ 86.400,00 à instituição. Esse valor será dividido mensalmente, entre 2024 e 2025. “É muito importante que a gente consiga se conectar, se unir e multiplicar a nossa capacidade de atendimento”, disse o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.

Dentro do projeto Conectar para Multiplicar serão oferecidos os serviços de acolhimento às famílias encaminhadas pela Unidade de Saúde (SISREG municipal), além de visitas e orientações nas Unidades Básica de Saúde, visitas e orientações nas escolas, reuniões e encontros com pais e profissionais para o levantamento de demandas, bem como, treinamento e capacitação com diferentes profissionais de saúde, educação e assistência social.

Com esse projeto, a APAE e o município fortalecem a garantia de direitos da pessoa com deficiência, principalmente, aos que não conseguem acessar o serviço da APAE devido a limitação de espaço.

Atualmente, no município de Imbituba, há mais de 150 crianças que apresentam algum atraso no desenvolvimento (autismo, síndromes e outros transtornos) na fila de espera aguardando atendimento especializado. A demanda é crescente e o tratamento, muitas vezes, é longo, aumentando muito o tempo de espera.

A APAE de Imbituba pretende continuar sendo referência no atendimento integral da pessoa com deficiência com fortalecimento de vínculos familiares e da sociedade e capacitação de profissionais de saúde e educação quanto ao atendimento das pessoas com deficiência.

“A APAE vem trabalhando incansavelmente para buscar estratégias que possam garantir o direito das pessoas com deficiência. Para isso, precisamos estar além dos nossos portões. E o projeto Conectar para Multiplicar vem para tornar realidade”, disse a diretora da entidade, Renata Nunes Francisco.

O projeto Conectar para Multiplicar:

Com o objetivo de conectar pessoas e informações para multiplicar conhecimento, surgiu, em 2023, o projeto “Conectar para Multiplicar” . No início foi um projeto piloto na Escola de Educação Básica Municipal Etelvina de Souza Pereira, no bairro Vila Santo Antônio. Lá, a equipe buscou apoiar (acolher, escutar e instrumentalizar), através de orientações e capacitações às famílias, escolas e unidades de saúde que atendiam pessoas com deficiência.

Assim, mesmo quando não houvessem profissionais suficientes para atender a demanda, as famílias e a escola estariam capacitadas na realização das intervenções necessárias, auxiliando no desenvolvimento e, principalmente, na busca de apoio.

A conexão proporcionou às pessoas com deficiência e suas famílias um melhor conhecimento de seus direitos e possibilitou formas acessíveis de comunicação com a sociedade.