Audiência Pública sobre o projeto “Trabalhando Juntos” será realizada em Imbituba
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fará, no dia 23/11, uma Audiência Pública em Imbituba, para a apresentação do projeto “Trabalhando Juntos”. O evento será realizado nas dependências da Uniasselvi, no Centro, a partir das 14 horas.
A audiência visa alertar para as 34 cotas de aprendizagem disponíveis no município, mas, que ainda não foram preenchidas. O projeto “Trabalhando Juntos” tem o objetivo de capacitar e inserir os adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
Conheça mais sobre o projeto
O Trabalhando Juntos visa orientar e sensibilizar sobre a obrigatoriedade de contratar jovens aprendizes, como estabelece a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). As Promotorias de Justiça escolhem aderir ao programa e implementam as ações nos municípios em que atuam.
Inicialmente, as Promotorias articulam com a Secretaria de Assistência Social a busca pela relação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de evasão escolar, que estão aptos a participar do projeto.
Então, ocorre um trabalho de sensibilização e conscientização com os empresários locais para promover a adesão ao projeto e destinar vagas a esse público.
Os jovens e adolescentes são convidados a participar de oficinas socioeducativas em entidades parceiras do programa. O curso preparatório ensina conhecimentos essenciais para o início no mercado de trabalho: economia pessoal, trabalho em equipe, elaboração de currículo, comportamento no ambiente de trabalho e outros temas. Ao terminar os dois meses e meio de curso, os jovens e adolescentes são encaminhados a vagas de aprendiz em empresas que aderiram ao programa.