Vigilância em Saúde realiza ações para o controle da dengue em Imbituba
Nova Brasília é o bairro com maior incidência de focos
O município de Imbituba tem intensificado as ações de combate à dengue após a identificação de 15 focos do mosquito Aedes aegypti em diferentes bairros neste início de 2025. O bairro com maior incidência foi Nova Brasília, com sete focos, seguido por Vila Nova Alvorada (3), Mirim (2), Sambaqui (1), Vila Nova (1) e Araçatuba (1).
Para conter a proliferação do mosquito, a equipe de controle epidemiológico realiza inspeções em 45 pontos estratégicos a cada 14 dias, abrangendo locais propícios ao acúmulo de água, como borracharias, terrenos baldios, residências e comércios. Além disso, 172 armadilhas são verificadas semanalmente para monitorar a presença do vetor.
Entre as principais ações preventivas estão o recolhimento e a destinação correta de pneus descartados em vias públicas, residências e terrenos baldios, além do atendimento a denúncias da população. Quando um foco do Aedes aegypti é identificado em determinada região, agentes da Vigilância em Saúde intensificam as inspeções orientando os moradores sobre medidas preventivas.
A Vigilância em Saúde reforça a importância da colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito, eliminando possíveis criadouros, como recipientes com água parada, e denunciando locais com risco de infestação. Caso o morador desconfie que exista um foco de dengue próximo à sua casa, basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através do telefone 3355-8100 ramal 8149.
Como evitar a dengue:
O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza:
- Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
- Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
- Limpar sempre as calhas dos canos;
- Não jogar lixo em terrenos baldios;
- Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
- Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
- Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
- Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
- Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
- Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;