SEMA ministra última aula de 2024 do Programa Protetor Ambiental (PROA)
Esta semana aconteceu a última aula da temporada 2024 do Programa Protetor Ambiental (PROA). Ao todo participaram 30 jovens das redes municipal e estadual de ensino de Imbituba. As aulas são ministradas por profissionais da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que tem sede em Laguna.
Esta semana a aula foi ministrada pela Secretaria de Meio Ambiente de Imbituba – SEMA. “Nesta aula abordamos sobre as ações de conservação e as principais ameaças enfrentadas pela fauna, como a fragmentação de habitats, queimadas, colisões em rodovias, tráfico de animais, desmatamento, caça predatória, poluição e a presença de espécies exóticas invasoras e domésticas”, ressalta a Bióloga da SEMA Rafaela Cardoso Ramos.
O PROA é um programa voltado para adolescentes de 12 a 14 anos de idade, com atividades ligadas ao meio ambiente. São aulas teóricas e práticas de preservação, com foco na legislação ambiental. Temas voltados para os problemas sociais também fazem parte do cronograma. Os alunos recebem material didático, uniforme e instrução de ordem unida sem qualquer custo.
Rafaela ressaltou as ações desenvolvidas pela Secretaria e outros órgãos ambientais sobre as iniciativas de resgate de fauna, “realizamos uma dinâmica com os alunos enfatizando a importância da fauna para o meio ambiente e também o papel do Protetor Ambiental na preservação da biodiversidade”.
Os alunos Protetores são capacitados para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente e contribuir para a complementação da educação que recebem de seus pais e responsáveis. As aulas são realizadas no Museu da Baleia de Imbituba, no bairro Vila Alvorada (Aguada).