Novas regras do PIX: O objetivo é aumentar a segurança nas transações bancárias
As novas regras do sistema de pagamentos instantâneos via PIX entraram em vigor na na última sexta-feira (01). Entre as principais alterações, está a limitação de valores para transferências realizadas em aparelhos novos ou não cadastrados.
Com as novas regras, o usuário que utilizar um celular novo ou que nunca tenha realizado uma transação via PIX poderá transferir, no máximo, R$ 200 por operação ou até R$ 1 mil por dia. Para liberar valores maiores, será necessário cadastrar o novo dispositivo junto à instituição financeira.
“Essas medidas ajudam a proteger as contas e a conscientizar sobre a segurança digital. A ideia é que todos possam realizar suas transações com mais tranquilidade”, disse o responsável pelo PROCON de Imbituba, João Miguel Nolasco.
A mudança, segundo o Banco Central, visa dificultar o trabalho de fraudadores que tentam utilizar dispositivos diferentes dos clientes para acessar as contas bancárias. As novas regras são uma resposta ao aumento de golpes, onde criminosos manipulam as vítimas para obter informações sensíveis.
Foto divulgação.