Educação integral de Imbituba será destaque em evento no município de Chapecó

O município de Imbituba foi selecionado para apresentar o Programa Escola em Tempo Integral (EDUTI) durante o 1º Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul (EPREI/SUL). O evento, que reunirá educadores, gestores e pesquisadores da área, será realizado entre os dias 10 e 11/10, em Chapecó.

A promoção da educação integral em Imbituba é considerada destaque entre os três estados da região sul. A primeira instituição a ter o programa em funcionamento em Imbituba foi a Escola Municipal José Vanderlei Mayer (CAIC). O projeto foi implantado inicialmente com recursos próprios e, posteriormente, com a adesão ao Programa Escola Integral do Governo Federal.

Em 2024, a Escola Municipal Deputado Joaquim Ramos, no Paes Leme, adotou o EDUTI. Ambas as instituições acolhem, aproximadamente, 200 alunos do ensino fundamental em um ambiente de aprendizado expandido. A iniciativa promove atividades culturais e esportivas, integrando a comunidade escolar.

“Esse foi um passo significativo para garantirmos que as nossas crianças e adolescentes tivessem acesso a uma educação que ultrapassa o horário tradicional. A implantação da política municipal da “Educação Integral” contribui para o pleno desenvolvimento intelectual, físico, social, cultural e emocional das crianças e dos jovens”, disse a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Kellin Marques.

O reconhecimento de Imbituba como um exemplo a ser seguido na educação integral é um reflexo do trabalho dedicado de professores, gestores e da comunidade, que, juntos, buscam uma educação mais inclusiva e abrangente.

“A participação no 1º Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul representa uma oportunidade para compartilharmos experiências e contribuirmos para que outros municípios inspirem suas propostas em experiências exitosas”, ressaltou a secretária municipal”, enfatizou a secretária municipal.

No evento em Chapecó as representantes do município de Imbituba serão, Rozenilda Matos Rodrigues da Rosa e Sueli Lídia Borges da Silva.