Entidades recebem repasse de mais de um milhão de reais

Na tarde desta quinta-feira (4), na sala de reuniões da Prefeitura de Imbituba foi realizado o repasse de valores para entidades imbitubenses. Os valores foram adquiridos através de emendas, fundos do Ministério da Saúde e recursos do município para manter e ampliar as entidades.

As entidades beneficiadas foram a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Imbituba, o Lanche da Amizade, entidade mantenedora da Casa de Repouso Imaculada Conceição. Centro Terapêutico Ebenezer e AMAI – Associação de Amigos dos Autistas de Imbituba.

Para o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, “é muito positivo podermos estar auxiliando as entidades que acabam nos auxiliando. Elas ajudam o município realizando um trabalho voluntário excelente, que o município talvez não tivesse como realizar do jeito que fazem. A Rede Feminina presta um trabalho de prevenção e apoio no tratamento das mulheres. O Lanche da Amizade presta um excelente trabalho aos idosos do município. O Centro Ebenezer auxilia as pessoas que tem alguma dependência química e a Amai é uma entidade que quando assumi, não recebia qualquer tipo de apoio e hoje recebe um grande recurso que auxilia cerca de 200 famílias cadastradas e acaba de abrir mais 60 vagas no período da manhã”, ressaltou o Prefeito.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Imbituba recebeu um repasse de cerca de 780 mil reais. R$ 480.000,00 vieram através de um repasse do deputado Estadual Júlio Garcia. R$ 150.346,74 foram repassados pelo Governo Municipal. R$ 100.000,00 através de emenda impositiva do vereador Thiago Rosa. R$ 30.000,00 através de emenda impositiva do vereador Michel Nunes e R$20.000,00 de emenda impositiva da bancada do PSB na Câmara.

Os valores serão utilizados na manutenção da entidade, além da construção de um segundo piso para a ampliação do Espaço Rosa. “Um espaço destinado ao acolhimento de mulheres com câncer. Temos duas salas, uma para terapia em grupo, trabalhos artesanais, conversas e descontração. E outra para terapia individual. Um espaço que deu tão certo que a ideia agora é ampliar”, disse a voluntária e ex-vice prefeita Léa de Oliveira Lopes.

O Lanche da Amizade recebeu cerca de R$ 600 mil reais. R$ 426.656,00 através de repasse do deputado Estadual Júlio Garcia. R$ 100.000,00 através de emenda impositiva do vereador Humberto Carlos dos Santos. R$ 57.500,00 de emenda da bancada do PSB da Câmara de Vereadores e R$ 15.843,47 através de emenda da bancada do PSD.

A diretora do Lanche da Amizade, que mantém a Casa de Repouso Imaculada Conceição, destacou que os recursos serão destinados à reforma da cozinha, “que já tem mais de 30 anos de uso. Iremos também construir uma sala de fisioterapia e também mais quartos para os idosos, além de instalar ares condicionados para melhorar a qualidade de vida dos mesmos”, ressalta Ivone.

O Centro Ebenezer recebeu R$ 30.000,00 de emenda impositiva do vereador Michel Nunes e a AMAI recebeu R$ 10.000,00 de emenda impositiva do vereador Valdir Rodrigues para auxiliar no pagamento de profissionais de psicologia. A AMAI receberá nos próximos dias cerca de R$ 710 mil reais através de emendas de vereadores para a construção de sua sede.

“Agradeço a toda a minha equipe pelo empenho para que estes valores fossem repassados em tempo hábil e para já estarem disponíveis para as entidades usarem. Demos urgência a isso pois é necessário para os munícipes que precisam ser atendidos nestes locais tão importantes”, destacou a Secretária de Saúde Veronice Niehues.

Estavam presentes na reunião os vereadores Bruno Pacheco, Humberto Carlos dos Santos e Michel Nunes.