PROCON alerta para golpe que rouba valores pagos via QR Code do Pix

O Procon de Imbituba alerta aos consumidores sobre um novo golpe identificado pela empresa de segurança digital Kaspersky. Trata-se de uma prática criminosa que vem se espalhando por todo o Brasil e que atinge diretamente os pagamentos via Pix e boletos bancários.

A Kaspersky explica que os criminosos atualizaram uma ferramenta já existente no mercado, a Reboleto, e agora conseguem usá-la para aplicar o golpe. Com o recurso, é possível editar QR Codes usados para pagamentos no Pix e os códigos de barra de boletos bancários.

As alterações mudam os destinatários dos pagamentos, sem precisar usar qualquer tipo de vírus. Os valores são, então, enviados para contas de laranjas. Para a Kaspersky, o golpe “destaca a versatilidade dos criadores de fraudes do país” e exige um cuidado redobrado das pessoas, com destaque para a verificação das informações do destinatário de pagamentos.

Segundo o Superintendente do Procon de Imbituba, João Miguel Nolasco o golpe é muito perigoso. “O único momento para evitá-lo é no momento de pagar a conta, pois é possível perceber a alteração do nome do destinatário, seja após a leitura do código de barras ou via o QRCode do PIX”, destaca João.

Um dos principais empecilhos para o golpe é que os criminosos só conseguem editar os QR Codes e códigos de barra quando obtêm acesso aos e-mails das vítimas. “A ferramenta fará automaticamente o monitoramento dos e-mails com anexos, que serão exibidos no painel de controle. A ferramenta busca e-mails que contenham no campo ‘Assunto’ as palavras ‘boleto’, ‘pix’, ‘segue anexo o boleto’, ‘duplicata’, ‘segunda via’, entre outras. O criminoso precisa, a partir daí, abrir a mensagem e realizar a edição da fatura, podendo inclusive acessar e alterar os e-mails ainda não lidos pela vítima”, explica o Superintendente.

Segundo a Kaspersky, o golpe tem afetado tanto pessoas quanto empresas, mas as empresas têm ganho mais espaço como vítimas. O motivo é que a edição é feita manualmente, o que exige mais esforço dos criminosos. Por isso, o foco está em golpes mais lucrativos, como os que atingem empresas.

Qualquer dúvida ou problemas acione o PROCON de Imbituba: (48) 3355-8100 ramal 8112 ou pelo E-mail: procon@imbituba.sc.gov.br

No caso do Boleto Bancário, algumas dicas de segurança:

Imagem: Adobe Stock