4ª Conferência Municipal de Cultura acontece nesta quarta-feira (04)

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, via Superintendência de Cultura  realizará no dia 04 de outubro de 2023 (quarta-feira), a partir das 18h30min, no espaço do Teatro Usina, localizado no centro de Imbituba  a 4ª Conferência de Cultura no Município, reunindo artistas, apreciadores e interessados no fomento e na preservação da cultura imbitubense. A Conferência é um requisito indispensável para que o município possa continuar vinculado ao Ministério da Cultura, por meio do envio de projetos.

Com o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, o evento tem como objetivo principal promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, além de estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural.

A conferência é dividida em seis eixos temáticos e abordará questões fundamentais para o desenvolvimento cultural, subsídios para a preparação da Conferência Nacional de Cultura, com o tema: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.

Os eixos em questão definidos pelo Ministério são:

Eixo I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo II – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

Eixo III – Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo IV – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo V – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Mediadora

Eixo VI – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Os eixos  serão trabalhados em grupos e as inscrições para a Conferência e escolha dos eixos pode ser feita online pelo link ou presencialmente no dia do evento.

Durante o evento os participantes terão a oportunidade de debater idéias, eleger propostas relevantes para a cultura local. A Conferência contará ainda com uma Plenária com eleição de delegados para a participação da Conferência Estadual, preparatória para a Nacional.

Aproveitando a oportuna ocasião serão  realizados o lançamentos dos Editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) execução artigo ¨6º Fomento a produção Audiovisual  e 8º Fomento as Demais áreas da Cultura.

Na conferencia também será divulgado abertura do Edital de Eleição para representantes da sociedade civil compor o Conselho Municipal de Politicas Culturais (CMPC), os interessados poderão fazer suas inscrições como candidato ou eleitores  no local da conferencia, as eleições estão prevista para novembro de 2023.

Os credenciamentos poderão ser feitos online ou presencialmente no evento.

Segue link para credenciamento online:

Programação – 04 de outubro (quarta-feira)

18h30  Credenciamento  / Recepção

19h      Abertura solene com a presença das autoridades municipais.

19h15  Lançamento dos Editais da LPG execução em Imbituba.

Exposição dos temas, eixos temáticos da Conferência     Nacional de Cultura, juntamente com os mediadores.

19h30  Divisão dos grupos de trabalho com respectivos eixo.

20h30  Coffee break

20:45   Plenária final com apresentação das propostas de cada eixo.

21h30  Eleição de delegados

22h      Encerramento