UTI do Hospital São Camilo completa um ano

O dia 09 de setembro de 2020 foi histórico para Imbituba e região. Há exato um ano, o Hospital São Camilo, em parceria com a Prefeitura de Imbituba, inaugurava a Unidade de Terapia Intensiva. Naquela quarta-feira, eram colocados em funcionamento 10 leitos regionalizados de UTI Covid-19, além de 30 leitos de isolamento. O primeiro paciente, de Paulo Lopes, foi internado em 20 de setembro do ano passado.

 

De lá pra cá, foram 297 internações, entre pacientes de 33 cidades da Associação dos Municípios da Região Lagunar (AMUREL) e da macrorregião sul de Santa Catarina. Além disso, outras 583 internações ocorreram no setor de isolamento da unidade Camiliana.

 

A UTI em Imbituba era um sonho antigo, mais precisamente, de 2017, quando o atual Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, assumiu a chefia do Poder Executivo Municipal. Mas, o esforço envolveu diversos seguimentos da sociedade, tais como, Associação Empresarial de Imbituba (ACIM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Câmara de Vereadores

 

O investimento na UTI foi feito em parceria. Na época, a Prefeitura de Imbituba investiu R$ 713.027,13 em equipamentos (65 unidades), fora a reforma de toda a ala destinada aos leitos. Já a Secretaria de Estado da Saúde aplicou R$ 1.264.564,20 na aquisição de 10 monitores multiparâmetro e 10 ventiladores pulmonares.

 

Para a alegria da comunidade e para a segurança de toda a região, no último dia 24 de agosto, o prefeito Rosenvaldo Júnior anunciou que a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Camilo seguirá funcionando, mesmo depois do fim da pandemia. A intenção da Secretaria Estadual de Saúde é ter, no município, uma UTI geral que possa atender a região.

 

“Essa é uma ótima notícia para o município e para a região, já que temos o parecer favorável da Secretaria Estadual de Saúde para que a UTI permaneça ativa. Esse sempre foi um objetivo nosso, uma luta de muito tempo”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.