Vacina boa é vacina no braço!
Desde que a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi iniciada e se tornou uma realidade entre os brasileiros, muito tem se falado sobre a eficácia dos imunizantes. Atualmente, são quatro os fabricantes que fornecem a vacina ao Ministério da Saúde brasileiro (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).
Segundo especialistas, todas as vacinas são eficazes e garantem a imunização. Das quatro fornecidas ao Brasil, três necessitam de duas doses (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer) e uma garante a imunização com uma aplicação (Janssen).
Mas, há grupos nas redes sociais que são contrários a vacinação e, diariamente, publicam informações FALSAS sobre os imunizantes. Muitos chegam desmentir mortes ou sugerir efeitos colaterais futuros. De acordo com especialistas, tudo não passa de FAKE NEWS.
As constantes publicações têm preocupado médicos e pesquisadores. Isso por que, em grandes centros do país, muitas pessoas que tomaram a primeira dose, não estão procurando os postos de saúde para a segunda aplicação. Atitude que tem feito os profissionais trabalharem dobrado na procurar pelos cidadãos ausentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a alertar as instituições e autoridades sobre as notícias falsas, que só contribuem para aumentar os casos e as mortes por Covid-19. Em Imbituba, 106 moradores já perderam a batalha para o coronavírus desde 2020.
“As notícias falsas atrapalham o trabalho das equipes que imunizam a população. As Fake News precisam ser abolidas. Estamos seguindo a vacinação a todo vapor, porém, é necessário que todos tenhamos cuidados com o compartilhamento de publicações, principalmente, com as notícias sem procedência. Estamos com os casos controlados em Imbituba, mas, o vírus segue entre nós e não podemos vacilar. Vamos vacinar! Quando nos vacinamos, estamos cuidando uns dos outros”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro.