Para refletir
Fórum de leitura terá palestra sobre bibliotecas em Imbituba
Imbituba
Você acha que todos deveriam ter acesso à leitura? Gostaria de ver mais livros disponíveis de maneira gratuita por aí? E se houvesse bibliotecas espalhadas pelas unidades penais de todo o país?
Esses são temas de uma das conversas que acontecerão no próximo sábado (17), em Imbituba, durante o “Fórum de Discussão do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura”. O evento será na Escola de Educação Básica Henrique Lage, a partir das 9 horas.
A professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Daniella Pizarro, fará o debate sobre as “bibliotecas prisionais” e outros programas que estimulam a formação de leitores e contribuem para a emancipação cidadã dos apenados.
O encontro irá apresentar para a comunidade, uma série de propostas para o fortalecimento da leitura e da escrita na cidade. Quem participar poderá questionar, sugerir e decidir como o Poder Executivo Municipal deverá investir os recursos, na área, pelos próximos dez anos.
“Nos encontros, ouvimos os moradores de todas as regiões para pensarmos juntos em projetos que ajudem a transformar a nossa relação com a literatura. É muito bacana ver o potencial criativo dos nossos alunos, pais e professores em ação”, disse a bibliotecária Gláucia Maindra.
PROGRAMAÇÃO
9 horas – Abertura e programação cultural.
9h30 – Família Cordeiro apresenta sua releitura do livro “A Casa das Dez Furunfunfelhas”.
10 horas – Palestras e bate-papo com as palestrantes “Bibliotecas públicas e comunitárias mecanismos de autonomia cidadã”, com Ana Claudia Perpétuo de Oliveira, UFSC.
“Leitura que liberta”, com Daniella Pizarro, UDESC.
“Os impactos da formação leitora no empoderamento de comunidades”, com Juliana dos Santos Piauí, Comunidade Educativa CEDAC.
“Leitura e Formação de Leitores: desafios da prática educativa”, com Luana de Gusmão Silveira, IFSC.
11h40 – Matheus Laurentino, músico e violonista interpreta músicas brasileiras tocadas no violão de sete cordas.
12 horas – Intervalo.
13 horas – Emily Cardoso da Silveira, recita o poema “Aula de Leitura”, de Ricardo Azevedo, extraído do livro “Dezenove poemas desengonçados”.
13h10 – Apresentação da minuta do plano.
15 horas – Maria das Dores (Dô) recita Bráulio Bessa.
15h10 – Votação da Minuta do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura.
16 horas – Ato de validação da Minuta do PMBLLL com o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.
16h30 – Grupo Encantados Contadores de Histórias – O Grupo Encantados Contadores de Histórias participa trazendo um repertório de histórias e músicas de tradição popular, sensibilizando o público para a leitura e suas formas de acessibilidade.