Prevenção

Câncer de boca é debatido em

palestra para dentistas de Imbituba

 

Imbituba

 

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (ICAN) servem de alerta. Em 2018, 14.700 pessoas já foram diagnosticadas com câncer de boca. A doença, que afeta os lábios e o interior da cavidade oral, é mais comum em pacientes do sexo masculino. Quase 80% dos casos estão relacionados aos homens, com idades acima dos 40 anos.

 

Por ser considerado preocupante, o assunto tem sido debatido pelos profissionais da área. Nesta quinta-feira (25), dia do dentista, representantes da categoria participaram de uma palestra sobre o tema, realizada na Câmara de Vereadores de Imbituba. O encontro, além de homenagear os odontólogos, também serviu para chamar a atenção para a prevenção.

 

“É um tema bem atual e pertinente à discussão em nossa região. Por morarmos no litoral, a gente tem visto muitas lesões causadas pelo sol. E, para mostrar a importância da prevenção e promoção da saúde bucal em nosso município, nós reunimos os nossos profissionais”, disse a Diretora de Saúde Bucal, Caroline Igreja.

 

Para falar sobre o assunto aos profissionais de Imbituba, a Diretoria de Saúde Bucal, que é vinculada a Secretaria Municipal de Saúde,trouxe para ministrar a palestra, o dentista Tiago Serafim, especialista em câncer de boca. O profissional trabalha no município de Urussanga, que é referência em cirurgia bucal no sul de Santa Catarina.

 

“Os pacientes, hoje, mais propensos ao câncer de boca são, os fumantes, os que fazem a ingestão de bebidas alcoólicas e os homens com mais de 40 anos. Dentro desse perfil, a gente busca ter um olhar diferenciado para essas pessoas”, informou Tiago Serafim.

 

Por ser um município litorâneo, os moradores de Imbituba precisam se proteger do sol. As pessoas, quando expostas, de forma excessiva e sem proteção, aos raios solares, são mais sensíveis ao câncer de lábio.