Prefeitura de Imbituba e Votorantim firmam parceria em projeto na área de educação
As atividades da Parceria Votorantim pela Educação (PVE), programa desenvolvido pelo Instituto Votorantim nos municípios onde a empresa Votorantim tem unidades de produção (ou atuação), que visa à melhoria da qualidade na Educação, terminaram na última sexta-feira (13). O programa, desenvolvido desde 2007, atingiu 52 municípios até o ano passado, e no mesmo ano de 2017 foi expandido para mais 51, portanto, agora atinge 103 municípios, entre eles, Imbituba.
O projeto tem dois eixos principais: a mobilização social, que implica em ações e atividades envolvendo a comunidade, pais e alunos, e o eixo de apoio à gestão pública, onde o objetivo é o fortalecimento das políticas públicas.
O que é o PVE
A iniciativa é certificada pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social e tem acumulado resultados positivos, com impacto, também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Um estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, indicou avanço de 30% de evolução do índice nos municípios que aplicaram a metodologia do programa em relação aos demais.
Em 2016, o estudo indicou um avanço ainda maior: a evolução do Ideb nos municípios do programa foi de 38% no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e de 45% no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).
O PVE é desenvolvido individualmente em polos. Nesta modalidade, a atuação é feita de maneira conjunta em dois a quatro municípios, estimulando a troca de experiências e cooperação entre eles. Capivari de Baixo integra um polo do qual fazem parte também os municípios de Imbituba e Pinheiro Machado (RS). Agora, os encontros serão periódicos, e haverá monitoramento e acompanhamento online por parte do Instituto Votorantim.