Prefeitura inicia remoção de areia para desobstrução da Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, em Itapirubá
Um problema recorrente e periódico que preocupa e atrapalha a vida de moradores e motoristas, que queiram acessar o bairro de Itapirubá. As areias das dunas que tomam a pista da Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, por conta dos ventos fortes que frequentemente atingem nossa região, já foi motivo de acidentes graves, inclusive com vítimas fatais.
Nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura e Saneamento iniciou o trabalho de remoção da areia acumulada na via, devolvendo ao seu ponto de origem, para desobstrução do acesso.
A autorização foi concedida pela Secretaria de Meio Ambiente, salientando que a atividade é de utilidade pública e não integra a listagem de atividades consideradas potencialmente causadoras de degradação ambiental, aprovada pelas resoluções do Conselho de Meio Ambiente.
Segundo o secretário de meio ambiente, Eng° Paulo Márcio de Souza, a retirada está sendo realizada exclusivamente para desobstrução da Avenida, e depositada no mesmo campo de dunas. “A intervenção está sendo feita seguindo os requisitos legais e cumprindo as exigências previstas, preservando o meio ambiente, que sempre foi nosso objetivo. Além disso, é expressamente proibido comercializar ou destinar esse material para outro fim”, alerta o Engenheiro.
O Secretário explica ainda que no local onde as dunas serão depositadas será feita uma barreira natural com o plantio de vegetação, uma espécie de contenção para que a duna não tenha tanta vazão e volte a ocupar o acesso.
Para o vereador Thiago Machado que vem acompanhando o trabalho de remoção, a ação tem importância pensando na segurança de moradores e motoristas.