INTEGRANTES DO PROJETO RONDON REALIZAM ATIVIDADES SOCIAIS EM IMBITUBA
O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), deu início à Operação Caminhos do Sul em 22 municípios integrantes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Tubarão, Laguna e também Criciúma.
Até 21 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.
Durante nove dias, os rondonistas estarão instalados em Imbituba e ajudarão no que for possível. Um cronograma de atividades foi criado pelos gestores do projeto em parceria com as secretarias municipais, que indicam as prioridades de cada local.
O nome da 13ª operação do núcleo da Udesc – Caminhos do Sul contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.
Atuação do NER
O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade. Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.
Em 12 operações, feitas a partir de 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.
Integração com a sociedade
A atuação extensionista tem proporcionado aos acadêmicos a percepção de que a IES cumpre com o princípio de que é imprescindível para a formação do profissional cidadão sua efetiva interação com a sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente e/ou para referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá que enfrentar.