50 gatos serão esterilizados no próximo sábado (08)
O Centro de Bem-estar Animal, que foi inaugurado pela Prefeitura de Imbituba em setembro de 2019, já castrou 1964 animais, entre cães e gatos. Do total, 80% são fêmeas.
“Levando em consideração que cada fêmea pode reproduzir 10 filhotes por ano, significa dizer que o projeto municipal, nesse período, evitou o aumento de, aproximadamente, 30 mil filhotes, boa parte de rua”, disse o veterinário Emanuel Matos.
Os números são expressivos e chamam a atenção. O controle populacional de cães e gatos, além de interferir, positivamente, na redução da quantidade de animais de rua, também diminui a incidência de doenças, de brigas entre os cães e gatos, bem como, favorece a promoção da saúde pública.
“Diversas zoonoses são controladas com a redução da população de animais de rua, acumuladores e outros. Essa redução reflete em um menor custo para o Sistema Único de Saúde, que pode despender recursos para outras doenças, inclusive, de maior complexidade”, reforçou o veterinário do município.
Nos próximos dias, o projeto imbitubense atingirá uma marca importante. Serão 2000 animais esterilizados em um ano e oito meses de funcionamento do centro. E para comemorar, no próximo sábado (08), serão castrados 50 felinos já agendados.
Vale ressaltar que o Centro de Bem-estar Animal não castra animais de raça pura, exceto com a comprovação do resgate por maus tratos, vulnerabilidade social da família, entre outros.
A meta estabelecida pelo projeto é esterilizar 1000 animais em 2021 e as ações estão, amplamente, apoiadas pelas secretarias, de Saúde, através da Vigilância Sanitária, e do Desenvolvimento Agrícola e da Pesca.