Turismo embarcado para avistamento de baleias volta a ser debatido
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Henrique Melo, iniciou, nas últimas semanas, uma conversa com o novo chefe da Defesa Civil do Estado, Alexandre Waltrick Rates. Em pauta, a possibilidade da retomada do Turismo Embarcado de Observação de Baleias (TOBE).
A prática está interrompida desde setembro 2019, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região liberou por 30 dias a atividade. Na época, o TRF4 autorizou o turismo embarcado enquanto a Baleia Franca estivesse no litoral catarinense, com o acompanhamento pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Alexandre Waltrick Rates é advogado, especialista em direito ambiental e foi presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), antiga Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA).
“Ele irá intermediar as conversas com o órgão ambiental estadual, para que a gente consiga avançar nessa possibilidade de liberação do turismo embarcado para esta temporada. Deveremos ter, nas próximas semanas, uma reunião com o presidente do IMA e com o superintendente do IBAMA em Santa Catarina, para avançarmos nessas tratativas”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Henrique Melo.
Além do pedido de intermediação junto ao Governo do Estado, o secretário Henrique Melo solicitou ao chefe da Defesa Civil do Estado um carro para as operações realizadas pela Defesa Civil de Imbituba.