Situação crítica por conta da Covid-19

O sistema de saúde de Santa Catarina vive um dos momentos mais delicados desde o início da pandemia, em 17 de março de 2020. Em quase todo o Estado, não há mais vagas em hospitais. Nem nas UTI, nem mesmo nos setores de isolamento.

 

A situação se agrava ainda mais, por que já há falta de insumos para o tratamento dos pacientes com Covid-19. Dos materiais básicos, aos anestésicos gerais para os procedimentos cirúrgicos. Assim como, muitas pessoas que estão na fila de espera por leitos, o sistema de saúde do Estado pede socorro.

 

“Hoje, precisamos que a população tenha consciência. Precisamos que, quem pode, fique em casa. Assim, conseguiremos conter o avanço do coronavírus na cidade”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro.

 

Na tarde desta terça-feira (09), havia dois pacientes intubados no setor de isolamento do Hospital São Camilo, esperando por vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), os atendimentos referentes a Covid-19 triplicaram em menos de um mês.

 

“Hoje, a pandemia em Imbituba se encontra no seu pior momento. Estamos com o isolamento lotado, a UTI lotada e com fila de espera. Essa é a realidade! Pedimos, encarecidamente, que toda a população respeite o decreto, evite a aglomeração, só saia de casa se for de extrema necessidade e não contribua com a circulação do vírus. Precisamos da ajuda de todos para frear a contaminação”, alertou a Secretária Municipal de Saúde.

 

Usar a máscara e higienizar as mãos ainda são armas importantes para combater o vírus, que já causou a morte de 48 imbitubenses. “Se a taxa de contágio continuar assim, a possibilidade de não conseguirmos atender as pessoas que precisem do nosso sistema de saúde é grande. Tenho medo de que alguém perca a vida por falta de leito ou, até mesmo, pela falta de profissionais para atendê-los”, alertou Graciela Wiemes Ribeiro.

 

Para aqueles que sentirem algum sintoma leve da Covid-19, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Caso os sintomas sejam intermediários, tais como, febre, dor de garganta forte, podem procurar a tenda Covid-19, que fica ao lado CAPS, no Centro de Imbituba. Já para os moradores que tiverem falta de ar e febre muito alta, a orientação é procurar o atendimento no Hospital São Camilo.