Um exemplo a ser seguido
Município tem o primeiro sítio com certificação orgânica
Imbituba
O sítio Canaã, de Angélica Gehlen e do esposo, Mario Gabriel de Oliveira, no bairro Sambaqui, é um local diferenciado. Toda a produção de frutas, verduras e raízes é orgânica, livre de agrotóxicos. São 2,5 hectares utilizados para o plantio, mas, há espaço, também, para um açude e para a criação de animais, como, galinhas, patos e coelhos.
No local, outros dois hectares são reservados para árvores frutíferas, para pés de café, chá, palmito e até para as PANCs, as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Tudo é produzido pensando no meio ambiente, por isso, após dois anos de muito trabalho, os proprietários receberam a certificação orgânica pela rede Ecovida. É o primeiro sítio de Imbituba com essa graduação.
“Queremos uma produção que respeite a natureza e todos os seres-vivos. O nosso desejo é sempre plantar de forma correta, cuidando da recuperação do solo e sem uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou transgênicos. Nosso foco sempre foi à preservação”, disse Angélica Gehlen.
Para a proprietária, viver a agroecologia tornou a família mais calma, consciente e saudável. “Percebe-se no munícipio muitas práticas que agridem o solo, tais como, queimadas e o uso abusivo de veneno. É urgente a necessidade de uma política educacional onde se ensine novas práticas”, reforçou a empresária.
Segundo o engenheiro agrônomo e Secretário de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca, Anselmo Moraes de Souza, existe uma tendência às novas práticas, que incluem o manejo do solo e a criação de animais. A proposta do sítio Canaã vem ao encontro deste novo cenário, devido a grande demanda por produtos mais saudáveis e que respeitem o meio ambiente.
“Nós enxergamos um futuro promissor para esta modalidade de produção. Certamente o trabalho desenvolvido pelo sítio Canaã se tornará um exemplo às atuais e futuras produções”, disse, empolgado, o engenheiro agrônomo e Secretário de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca, Anselmo Moraes de Souza.