Mais estrutura em saúde
Leitos de UTI são inaugurados no município
Imbituba
Na manhã desta quarta-feira (09), em uma cerimônia realizada em frente ao Hospital São Camilo, em respeito ao protocolo de prevenção à Covid-19, a direção da instituição filantrópica inaugurou oficialmente a Unidade de Terapia Intensiva.
O evento reuniu representantes do município de Imbituba e do Governo do Estado. Durante o discurso de abertura, a diretora do hospital, Luciene Meurer, disse que a instalação da UTI é uma realização. Um esforço que envolveu diversos seguimentos da sociedade, tais como, o poder público e a iniciativa privada.
Por volta das 11 horas, o Padre Sérgio Gomes, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, do Centro, deu a benção ao espaço que, a partir de sexta-feira (11), com a liberação da Vigilância Sanitária do Estado, passará a funcionar efetivamente.
Serão 10 leitos de UTI regionalizada que, a princípio, atenderão aos casos de Covid-19. Mas, após a pandemia, o Governo do Estado já manifestou a intenção de transformar o espaço em uma unidade de atendimento adulta.
“Existe um entendimento que a permanência dessas UTIs possa ser um legado para o município e a região. Será feito um trabalho redobrado para que haja a permanência desses leitos” disse o representante da Secretaria de Estado da Saúde, Márcio Mesquita Judice.
O investimento na UTI do Hospital São Camilo foi feito através de uma parceria. A Prefeitura de Imbituba investiu R$ 713.027,13 em equipamentos (65 unidades), fora a reforma de toda a ala destinada aos leitos. Já a Secretaria de Estado da Saúde aplicou R$ 1.264.564,20 na aquisição de 10 monitores multiparâmetro e 10 ventiladores pulmonares.
Para a Secretaria Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro, a instalação da UTI no Hospital São Camilo é um sonho realizado. Além disso, representa mais qualidade no atendimento à população, que, diariamente, procura o auxílio da instituição imbitubense.
“A luta agora é pela permanência da UTI em Imbituba. Tanto que o Estado já sabe que é a intenção do município e da direção do Hospital São Camilo que os leitos de Covid-19 se tornem, no próximo ano, em leitos de UTI geral para a cidade”, reforçou a secretária Graciela.