Ponte de Ibiraquera
Montagem do canteiro de obras será feita esta semana
Imbituba
O início dos trabalhos de recuperação da Ponte Roberto Teixeira de Souza, em Ibiraquera, deve ocorrer esta semana. A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Saneamento (SEINFRA), é que, nesta quarta-feira (10), comece a montagem do canteiro de obras no local.
Na recuperação da estrutura será aplicado R$ 1.125.629,20. O investimento sairá, exclusivamente, dos cofres da Prefeitura de Imbituba. Da ponte antiga, apenas a fundação e os pilares de sustentação serão reaproveitados. O restante será demolido e reconstruído por duas empresas que venceram o processo licitatório (Trilha Engenharia/Florianópolis e Araújo Construções Eireli/Criciúma).
“Uma das empresas irá construir as vigas pré-moldadas e a outra, fará o serviço de demolição, reconstrução e montagem da ponte. Tivemos uma reunião com os engenheiros e definimos o cronograma de trabalho. Esta semana, deverá ser instalado o canteiro de obras. Logo em seguida, será feita a desmontagem da estrutura danificada. Trata-se de um trabalho delicado e um pouco demorado, afinal, queremos evitar a perda de qualquer material dentro da lagoa”, afirmou o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.
O prefeito acredita que, até dezembro, a Ponte Roberto Teixeira de Souza esteja concluída. A região onde fica a estrutura é uma das mais visitadas durante a temporada de verão em Imbituba, pois, faz a ligação com a Praia do Rosa e a Barra de Ibiraquera.
A ponte que será recuperada foi interditada em outubro do ano passado, após apresentar uma fissura na edificação. Rachadura esta que comprometeu a segurança e determinou a interdição do tráfego no local. Para garantir o acesso e salvar a temporada de verão, a prefeitura contratou (por um ano) uma ponte flutuante, que segue instalada ao lado da Ponte Roberto Teixeira de Souza.