Decisão consentida

Aulas só retornam na próxima segunda-feira (24)

Imbituba

Os representantes da Prefeitura de Imbituba estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira (18), com os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares. No encontro, realizado na Escola Básica Henrique Lage, no Centro, foram atualizados os casos de meningite registrados na cidade e debatida a retomada, ou não, das atividades escolares nesta quarta-feira (19).

Durante duas horas, o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, Susana Souto, tiraram dúvidas dos docentes e falaram sobre as medidas de higiene que precisam ser seguidas para evitar o surgimento de novos casos no município, tais como, o uso do álcool para a higienização das mãos e a etiqueta da tosse.

“A gente não pode ser um difusor do pânico. Não temos um surto estabelecido, muito menos uma epidemia. Por mais que seja coincidência, o que nós temos são dois casos isolados. Temos um caso de meningite confirmado e outro onde a etiologia está sob investigação. Nós não temos a bactéria circulando pelo município, até porque, a meningite se passa pelo contato com a secreção do paciente infectado”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

Sobre a correria desenfreada em busca de vacinação contra a meningite, o prefeito, que também é médico, fez um alerta. Parte das vacinas que existe no mercado para combater a doença não está no calendário do Ministério da Saúde.

“Toda a vacinação é importante. Mas é importante que fique claro que, pelo calendário do Ministério da Saúde, o município não tem acesso à boa parte das vacinas, assim como o estado e o Ministério da Saúde. O que nós temos, hoje, são vacinas comercializadas na rede particular. E, ainda que a pessoa seja vacinada, não terá a certeza que estará imunizada, já que não sabemos quais são os subtipos das meningites que acometeram as pacientes de nossa cidade. Além disso, a imunização leva mais de duas semanas para garantir a prevenção”, informou o prefeito.

Na reunião, ficou definido, ainda, que, nas escolas municipais, estaduais e particulares de Imbituba, as aulas só retornarão na próxima segunda-feira (24), após uma higienização completa nas instituições. Os Jogos Estudantis seguem suspensos.