Ações marcam o Dia de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, desenvolve até o dia 22, sexta-feira, atividades alusivas ao Dia 24 de Setembro – “Dia Estadual de Combate ao Abuso e/ou Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, no sentido de trabalhar essa temática com crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 15 anos, com vista ao reconhecimento e prevenção da violência.

A programação consiste em realizar encontros com alunos das turmas do 6º ao 9º ano em algumas instituições de ensino do município.

A programação, que iniciou nesta segunda-feira (18), conta ainda com palestras na Escola Municipal Pe. Itamar Luís da Costa, em Guaiuba e na EEB Henrique Lage, no Centro. Na sexta-feira (22), acontece uma passeata pelo Centro da cidade, a partir das 14 horas.

 

Dados

Considerando as consequências que a violência sofrida pela criança e ou adolescente traz para suas vidas, e o que preconiza a Constituição Federal em seu artigo 227 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, no que tange os direitos destes, e, considerando que no município de Imbituba, as crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual recebem acompanhamento psicossocial no CREAS, correspondendo atualmente a 20% das famílias em acompanhamento no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos(PAEFI).

 

A Data

O dia 24 de setembro é o Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, o qual foi instituído em 2000, tendo por objetivo mobilizar a sociedade catarinense e convocá-la para o engajamento no combate ao abuso e violência sexual intra e extra familiar da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes.

O sofrimento gerado na criança vítima da violência sexual afeta o desenvolvimento psicológico, escolar, familiar e o convívio em sociedade, bem como, deixa marcas na história de vida e nos traços de personalidade.