SEMUSA CAPACITA EQUIPE SOBRE ATENDIMENTO DE NOTIFICAÇÕES DE AGRAVO
A Vigilância Epidemiológica, com o apoio da Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última semana, nas dependências do Centro de Gestão e Educação em Saúde – CEGES, grupo de trabalho com médico e enfermeiros da Atenção Básica e Enfermeiros do Hospital São Camilo, com objetivo de atualizar as rotinas referentes às notificações de agravos, para que estas sejam mais precisas e ocorram em tempo hábil para atendimento dos usuários da saúde.
Foi ministrada uma reunião pela 19ª Regional de Saúde de Laguna, através da enfermeira Rachel Copetti Véras, responsável pela Vigilância Epidemiológica em nível regional; e por Mathie Alves Rossini Corrêa, técnica da Vigilância de Zoonoses. Os temas abordados foram: atendimentos anti-rábicos, meningites, acidentes com animais peçonhentos, dentre outros.
Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Susana Campos Souto este foi o ponto de partida para o melhoramento no atendimento destes agravos. “O objetivo do setor de Vigilância Epidemiológica é fazer com que os primeiros atendimentos sigam as notas técnicas e portarias definidas pela Diretoria da Vigilância Epidemiológica Estadual – DIVE, garantindo, assim, maior efetividade do tratamento”, ressalta.
A diretora em Vigilância e Saúde e Assistência Farmacêutica, Camila Pires Fermino, explica que é uma preocupação constante manter a equipe capacitada e atualizada sobre o protocolo, promovendo um atendimento rápido e efetivo dos pacientes. “Iremos promover estes treinamentos sempre que houver mudança no sistema de rotinas ou na equipe para que estejam sempre integrados e atualizados sobre os procedimentos a serem adotados, promovendo um atendimento eficaz e rápido na solução dos agravos”, explica a diretora.