ACORDI RECEBE O 2º ENCONTRO DA REDE DE ENGENHOS DE FARINHA DE SC
Reunindo famílias proprietárias e trabalhadores de engenhos artesanais, pesquisadores, técnicos e parceiros, a Rede de Engenhos de Farinha de SC promove seu 2º Encontro neste domingo, 29, na sede da Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI), a partir das 9h da manhã. Após um primeiro encontro de rearticulação em dezembro, no Casarão e Engenho dos Andrade, em Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis), agora é a vez da comunidade dos Areais da Ribanceira receber esta atividade de debate e construção de soluções coletivas para a preservação dos saberes, dos modos de fazer e dos territórios para produzir a farinha de mandioca polvilhada catarinense.
A programação terá dois momentos básicos, ambos visando ao fortalecimento da Rede de Engenhos de Farinha de SC: uma exposição sobre Patrimônio Cultural Imaterial por Carla Ferreira, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e uma dinâmica de mapeamento dos engenhos artesanais de farinha em Santa Catarina, com contribuições de famílias “engenheiras” de Imbituba, Garopaba, Angelina, Palhoça, Biguaçu e Florianópolis. A primeira, com facilitação do IPHAN, tem o objetivo de seguir na construção coletiva e participativa de uma proposta de registro dos Engenhos de Farinha como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Parte desta construção passa pelo mapeamento dos engenhos, tanto dos que se mantêm ativos na produção de farinha quanto os que têm mais relevância cultural do que econômica nas comunidades. Tudo intercalado, é claro, com saborosos cafés com quitutes de engenho e uma apresentação de viola para fechar.
O Encontro faz parte de um ciclo de eventos viabilizados com recursos do Prêmio de Boas Prática em Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, concedido pelo IPHAN em 2015 à ONG Cepagro, de Florianópolis, pelo trabalho realizado no Ponto de Cultura Engenhos de Farinha, projeto que entre 2010 e 2014 promoveu diversas ações de valorização do patrimônio agroalimentar e cultural representado pelos engenhos de farinha catarinenses, através do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. O evento conta também os apoios da Prefeitura Municipal de Imbituba (através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca) e da ACORDI.
A participação no Encontro é gratuita, mas pede-se uma contribuição de R$ 35 para as refeições (cafés e almoço). Para mais informações, o contato é engenhosdefarinha@gmail.com.
PROGRAMAÇÃO:
09:00 – 10:00 – Café e acolhida
10:00 – 10:45 – Apresentação dos participantes
10:45 – 11:30 – Informes, repasses e retomada do encontro passado
11:30 – 12:30 – Exposição sobre patrimônio cultural (Carla Ferreira – IPHAN)
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 16:30 – Dinâmica para mapeamento da Rede
16:30 – 17:00 – Avaliação do encontro
17:00 – 17:30 – Encaminhamentos e fechamento
17:30 – Apresentação Cultural (Violeiro)
SERVIÇO:
O QUÊ: II Encontro de Articulação da Rede de Engenhos de Farinha de SC
ONDE: Sede da ACORDI – Comunidade Areais da Ribanceira – Imbituba (SC)
QUANDO: 29 de janeiro (domingo), das 9h às 18h.