Mercado Público de Imbituba começa a ser construído
Em breve os produtores rurais e artesanais de Imbituba terão um espaço adequado para comercializar seus produtos. O projeto do Mercado Público já está em construção. Na última semana, a Prefeitura Municipal oficializou a parceria com a Aprolagos (Associação dos Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais de Imbituba e Região dos Lagos), para transformar parte do terreno onde hoje é o Pavilhão de Eventos em um local de comércio, cultura e lazer.
Nesta primeira etapa da obra, serão construídos dois pisos que compreendem lanchonete, área administrativa, área social, banheiros, espaço para crianças e um coreto para atividades culturais. Em seguida, será executado o projeto dos boxes para artesanato, carnes e pescados, hortaliças e um açougue com frigorífico.
A primeira fase da construção do Centro de Comercialização de Hortifrutigranjeiros e Artesanato, conhecido como Mercado Público, será realizada através de uma parceria entre o Governo Municipal, a Aprolagos e o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e da Pesca/Epagri pelo programa SC Rural, que prioriza a execução de projetos coletivos voltados ao meio rural e pesqueiro.
De acordo com o prefeito Jaison Cardoso, a assinatura do convênio com a prefeitura mostra a importância do projeto, que é uma luta de anos dos agricultores imbitubenses. “Mesmo com a situação financeira que vive o país, não deixamos de investir nossos recursos numa área tão importante como a agricultura. Todo esse trabalho voltado para o desenvolvimento de Imbituba merece atenção. Queremos ver o espaço funcionando não só como ponto de renda, mas também como ponto turístico”, comenta Jaison.
O local terá uma área total de 931 metros quadrados, incluindo estacionamento. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 800 mil. A segunda parte da obra será realizada através do Ministério da Agricultura. O projeto já está em análise técnica e deve entrar em processo de licitação no segundo semestre.
Mais sobre o projeto
O Mercado Público é uma reivindicação de todo o meio rural e pesqueiro de Imbituba, para que fosse construído um espaço amplo e de fácil acesso. O vice-prefeito Elísio Sgrott acompanhou todo o processo desde 2007. “Esta é uma necessidade identificada há anos no município. Vamos conseguir dar condição especial para que os nossos agricultores e produtores rurais comercializem seus produtos e, certamente, sejam valorizados pela sua atividade. Tem tudo para ser uma referência no sul do Estado”, destaca Elísio.
Para o gerente regional da Epagri em Tubarão, Gustavo Claudino, a construção mostra o esforço do município em garantir o desenvolvimento da pesca e da agricultura familiar. “Imbituba mostrou muita firmeza em abraçar esta obra, enquanto muitos municípios estão deixando a comunidade rural fora de seus investimentos neste momento de dificuldades. Certamente este projeto irá extrapolar a região sul e servir de exemplo para outras cidades”, declarou.
O extensionista rural da Epagri, Adilson Dalponte, ressaltou a importância de enxergar o Mercado Público como ponto de encontro para os moradores de Imbituba. “Será um lugar para que as pessoas levem as famílias e sintam prazer em passar o seu tempo. O projeto está totalmente voltado para esse conceito de espaço cultural e de lazer”, comentou.
Texto e fotos: Lorraine Amorim Corrêa