Prefeito Mirim: Candidatos fazem campanha de combate à dengue

As ações do projeto Prefeito Mirim, realizado pela Secretaria de Educação de Imbituba, já estão em prática. Os alunos das escolas municipais estão envolvidos na conscientização contra o mosquito da dengue, tema escolhido para as campanhas deste ano. Para eleger o seu candidato, as escolas devem promover atividades de impacto nas suas comunidades.

A Unidade Gestora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Fabiane Corrêa conta que este é um dos principais projetos educacionais do município. “É uma iniciativa voltada para a cidadania. O objetivo é desenvolver a consciência política e social nas crianças. Queremos despertá-los para os problemas dentro da comunidade escolar, fazendo com que eles apontem soluções para melhorar a sua realidade”, explica.

Na última quinta-feira (12), os candidatos de cada escola participaram de sua primeira entrevista coletiva na TV Nosso Povo e apresentaram algumas atividades já realizadas. Uma delas é a “Sacola Itinerante”, da Escola Básica Municipal Basileu José da Silva. “Nós fizemos uma espécie de caça-mosquito. Com ela os alunos fazem uma varredura nas suas casas, registrando todos os focos de mosquito que encontram. É importante porque envolve a escola e as famílias também”, conta a candidata Júlia Novaes.

As ações são realizadas em parceria com a secretaria de Saúde do município, através das unidades básicas de cada bairro. Acompanhando agentes de saúde, alunos da Escola Municipal Etelvina de Souza Pereira viraram agentes mirins. Já a Escola Terezinha Pinho de Souza montou a “Patrulha do Bem”, fiscalizando as casas e contribuindo para a conscientização na cidade.

Como funciona
Para participar do concurso, os candidatos devem estar no 5º ano do Ensino Fundamental. A missão é criar estratégias para a mobilização e sensibilização sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Para isso, é preciso soltar a criatividade e trabalhar o tema de forma lúdica.

As ações começaram a tomar forma no mês de março, e durante esse período as escolas precisam comprovar a execução do projeto com fotos, reportagens, participações em programas rádio, etc.

A eleição ocorre no dia 1 de junho. Os candidatos devem apresentar seus projetos e serão avaliados pela objetividade, oratória e relevância das propostas executadas. O ato de posse será na Semana do Município, em sessão solene na Câmara Municipal de Imbituba.

Prefeito Mirim 2015
A atual prefeita mirim é a aluna Daniele Serafim Pires, da Escola Básica Municipal Pe. Dr. Itamar Luiz da Costa. Ela tem 10 anos e apresentou, no ano passado, o projeto “Era uma vez…”, que tem o objetivo de despertar o prazer da leitura nos alunos.

O projeto envolve rodas de leitura com contação de histórias no espaço público e uma ação inédita: o ônibus da leitura. O transporte coletivo foi todo enfeitado para visitar escolas e creches, levando livros e histórias.

Sobre o projeto Prefeito Mirim
O concurso é pioneiro na região e está completando 10 anos, realizado desde 2006 pela secretaria de Educação do município. De acordo com a gerente executiva da Educação Básica, Isabel Cavalcanti, o projeto é uma das principais ações de desenvolvimento da cidadania do estudante.

“Toda a escola participa do processo, desde o levantamento das problemáticas até a campanha. É como se fosse uma eleição mesmo, com campanha, discurso e até fiscalização por parte dos alunos. Esse envolvimento constroi a consciência cidadã nos alunos”, afirma Isabel.

O primeiro tema do projeto foi “Se eu fosse prefeito de Imbituba”, e ao longo dos anos ele passou por várias transformações. Hoje, é realizado com alunos do 5º ano, mas envolve a participação de outras séries. “A cada ano vemos o nosso objetivo ficar ainda mais sólido. Os candidatos, mesmo não vencendo nas urnas, continuam a participar como lideranças na escola”, comenta a Unidade Gestora do Ensino Fundamental Andreia Pacheco da Rosa.

Entre as atribuições do Prefeito Mirim estão a participação em atividades e eventos que envolvam crianças e jovens e estimulem a liderança, acompanhar as atividades do prefeito e elaborar sugestões e reivindicações às autoridades do município, representando as crianças e os adolescentes.

Texto: Lorraine Amorim Corrêa
Fotos: Claudio Lima e Divulgação