Imbituba participa do VI Fórum Catarinense de Cultura

Imbituba participou do VI Fórum Catarinense de Cultura, em Chapecó, com mais de 200 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e gestores da área cultural. Da Prefeitura de Imbituba, a bibliotecária e gerente de fomento e incentivo à cultura Glaucia Maindra, representando a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) participou para trazer para a cidade novidades do segmento.

Na oportunidade, Imbituba aderiu ao Circuito Estadual de Cinema Infantil com Filmes Brasileiros para a Infância. Foram distribuídos mais de 100 kits de filmes para que os Municípios realizem Mostras de Cinema para crianças. “Este será o terceiro ano que a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa realizará a mostra na cidade e em breve será divulgado o calendário de exibições.” comemora Gláucia. “Após o evento foi realizada uma visita técnica na Escola de Artes de Chapecó, de lá os gestores saíram inspirados para lançar novos propostas nos municípios que atuam. Também visitamos a biblioteca pública de Chapecó, onde houve intercâmbio de vivências culturais nas bibliotecas”.

Gláucia participou da oficina “Dragon Dreaming – criação colaborativa de projetos” e afirma que a ferramenta pode ser aplicada em qualquer planejamento. “Facilita a participação de todos os envolvidos na equipe e permite que cada um coloque de forma efetiva sua participação em projetos. A meta agora é definir calendário, reunir a equipe e planejar” afirma, com foco em aplicar as novas possibilidades de diálogo.

A solenidade de abertura do evento contou com uma conferência com o doutor em sociologia Antonio Albino Canelas Rubim, que abordou o tema “Desafios da política e gestão culturais no Brasil atual”. A palestra ampliou e abordou a história sob perspectivas do cenário cultural no Brasil, em paralelo a outros países da América Latina. A mesa Desafios da Implementação do Sistema Nacional de Cultura promoveu o diálogo das políticas públicas culturais entre o Ministério da Cultura (MinC), as prefeituras e o Governo do Estado. 

Com informações e fotos de FECAM e AMFRI

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz