Escola do Paes Leme já está em reconstrução

A Escola Municipal Deputado Joaquim Ramos, no bairro Paes Leme, já está em processo de reforma e ampliação. A obra seguirá os moldes da escola Padre Itamar Luiz da Costa, no bairro Guaiúba, sendo praticamente reconstruída. Durante a obra a Secretaria Municipal de Educação do Governo de Imbituba irá atender os alunos em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Annes Gualberto, também no Paes Leme, que cedeu salas que estavam desocupadas. O investimento será de aproximadamente R$ 650 mil, sendo R$ 250 mil em convênio com o Estado e o restante de recursos próprios do município.

Recentemente foram realizados reparos nos telhados, pinturas, colocação de forro PVC e piso no pátio fechado, além da troca do piso de algumas salas de aula. “Porém percebemos que a estrutura precisa de um cuidado muito mais atencioso, afinal mais de 200 alunos estudam ali, temos 33 funcionários, sendo 15 professores efetivos, 13 temporários e 5 serventes merendeiras. E é um espaço utilizado pelos alunos também depois do horário da aula nos projetos Mais Educação, Mais Cultura e Construindo Saberes”, explica a secretária de Educação Michela Freitas.

O prefeito Jaison Cardoso recebeu a secretária, juntamente com o diretor do Annes Gualberto, Edson Miguel e o vereador Luiz Cláudio de Carvalho para acertar os detalhes da parceria. “O poder público precisa trabalhar junto. A reconstrução da escola é necessária e o local que fica mais próximo para evitar grandes deslocamentos das crianças é o Annes Gualberto. Além das salas, a cozinha vai ser emprestada para a preparação das refeições. Nós vamos dispor a nossa equipe de limpeza e manutenção para alguns pequenos reparos que são necessários”, afirma o prefeito Jaison Cardoso, que visitou a obra esta semana, acompanhado também do vereador Dorlin Nunes, que já indicou as obras de melhoria.

Uma obra adicional é a cobertura da quadra poliesportiva pequena extensão (32 x 18), que está sendo realizada em parceria com o Governo Federal. A cobertura já era um pedido da comunidade escolar e é necessária para melhorar a qualidade das aulas de educação física, além das atividades fora da sala de aula, que ficam prejudicadas em dias de chuva ou de muito calor. O valor é R$ 182.004,89 de recursos do Governo Federal, através do PAR – Plano de Ações Articuladas, sendo que a execução é do município.

Histórico

Fundada em 18 de junho de 1964, como Grupo Escolar Deputado Joaquim Ramos, recebeu a primeira turma de pré-escolar em abril de 1983. No ano de 2007 a unidade foi municipalizada e em 2001 passou a chamar-se Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos, implantando o atendimento às séries finais, sendo que a prefeitura já fez uma importante reforma na cozinha e a construção de duas novas salas de aula, dois banheiros para os alunos e um refeitório.

Foto: Emanuelle Querino

Atenciosamente,