EducaSUS já tem turma em curso em Imbituba

O programa EducaSUS, projeto para aprimorar os conhecimentos dos profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Imbituba, com objetivo de melhorar o atendimento à população, já teve mais uma atividade nesta quarta-feira (1). Os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, além das equipes e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF participaram da aula sobre saúde mental. Na parte da tarde o tema foi educação permanente com técnicos, coordenadores de programas, enfermeiras e NASF.


Temas importantes foram discutidos como, por exemplo, a necessidade de que os profissionais das unidades de saúde estejam preparados para atender pacientes com doenças psiquiátricas, mesmo sem ter uma especialização específica na área. “O paciente que chega a unidade de saúde precisa ser atendido, mesmo que não seja o lugar ideal para determinados tipos de problemas, porém muitas vezes é o único recurso que a família e a pessoa têm. É nosso dever capacitar as equipes para atender esta pessoa da melhor forma possível e dar o devido encaminhamento. Todos precisam conhecer o sistema completo e as possibilidades que o SUS oferece para tratamento”, afirma Maria Martins, secretária de saúde.


O Educa SUS é executado por profissionais da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Faepesul envolvendo diversos programas, projetos e a intersetorialidade no processo de trabalho.

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz