Pessoas marcantes de Imbituba são resgatadas em projeto escolar

A Secretaria Municipal de Educação, através de uma iniciativa da empresa Votorantim Cimentos, realizou na noite desta terça, dia 24, no ginásio de esportes Olivar Francisco, a exposição dos trabalhos dos alunos da rede municipal de ensino, que busca a valorização e resgate da memória cultural, por meio da coleta de depoimentos de vida de seus moradores. O “Memória Local na Escola” trouxe uma espécie de toten com um desenho personalizado de seus personagens e contando um pouco da história de cada um.

Ao longo do ano, alunos e professores se prepararam para o encontro com moradores da cidade, a entrevista, e tudo através de muito planejamento e um roteiro estipulado.

“Todo o planejamento envolveu toda a comunidade escolar e resgatou um pouco da cultura da região das escolas participantes, promoveu a criatividade dos alunos com os desenhos, a construção dos textos, foi algo excepcional”, afirma Michela Freitas, Secretária de Educação.

Nove escolas participaram do projeto, com 25 pessoas entrevistadas, ao todo, por estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Durante todo o dia, os alunos puderam conhecer o trabalho de todas as escolas, além de acompanhar uma divertida e educativa peça teatral da Cia Desmontagem Cênica.

Os primeiros encontros foram ministrados pelo educador Danilo Eiji Lopes, mestre em História Social pela USP (Universidade de São Paulo). Oralidade, texto biográfico e interdisciplinaridade no ensino da História foram alguns dos conteúdos abordados. No segundo semestre, oficinas foram realizadas pelo Instituto Avisa Lá, que atua na qualificação de professores das redes públicas há 30 anos, com atuação em mais de 200 municípios brasileiros.

O “Memória Local na Escola” tem orientação do Museu da Pessoa, projeto colaborativo fundado em São Paulo no ano de 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar em informação, histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O Museu da Pessoa realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura. Em 22 anos de história, inspirou a construção de três museus fora do Brasil (Portugal, Canadá e Estados Unidos) e liderou campanhas internacionais para a valorização de histórias de vida.

Att

João Batista Coelho Júnior