Reunião com lideranças define por audiência urgente

O prefeito Jaison Cardoso convocou uma reunião para a tarde desta sexta, dia 15, e de extrema urgência com todos os vereadores, todas as associações e também representações portuárias para que se busque de forma imediata uma solução para pelo menos se recapear o Acesso Norte de Imbituba.

Na apresentação, Jaison destacou que a responsabilidade legal é do município para a manutenção da via, que foi delegada ao município pelo Governo do Estado em 1980. Contudo a propriedade é do Estado, e o município já tem o projeto aprovado pelos vereadores há mais de 5 meses para devolver ao Governo, mas não o fez devido as negociações que já duram mais de 90 dias para se duplicar a rodovia.

“Temos duas formas de fazer um trabalho e as duas mais viáveis hoje são o recapeamento em parceria com o estado com contrapartida do município, mas acredito que não seja nem um pouco justo, visto toda a importância, o retorno financeira que ela contribui para o porto, e principalmente porque 90% dos problemas são ocasionados por caminhões”, frisa o prefeito. “A outra forma é a Votorantim realizar a duplicação do acesso e trocar o valor por Impostos do Estado, mas entendemos que esse dinheiro também faz falta devido ao momento que o país vive”, acrescenta.

A definição de consenso ficou por solicitar uma audiência urgente com o governador e um representante de cada segmento e com a participação de deputados do sul. “Eu tenho certeza que no máximo em 120 dias as obras começam se levarmos, todos juntos, este recado para o governador, porque estamos levando a reclamação e uma solução”, ressalta Jaison.

Presidente da associação de moradores de Nova Brasília, Samara destacou que é preciso pensar bem na vida. “Nós somos pessoas e a vida é o mais importante para todos nós e aquela rodovia não pode tirar vidas. Precisamos urgentemente de uma solução”, salienta o imbitubense.

Na segunda, um documento assinado por todos presentes na reunião será encaminhado ao Governo do estado solicitando uma audiência urgente. O deputado José Nilton, presente a reunião, estará também junto ao Governo do Estado para agilizar a reunião .

Texto e fotos: João Batista Coelho Júnior