Imbituba participa da Mostra Laboral sobre produtos feitos em unidades prisionais do Brasil
As políticas de trabalho nas unidades prisionais do país, os produtos elaborados pelos internos e as empresas que oferecem vaga de trabalho aos detentos podem ser conhecidos na 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro, aberta oficialmente na manhã da última terça-feira, 15, em Florianópolis. O evento foi organizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania e pelo Ministério da Justiça. A secretária de Assistência Social Trabalho e Renda da Prefeitura de Imbituba, Selma Elias Westphal, representou a cidade para conhecer as ações e buscar aplicá-las na Unidade Prisional Avançada da cidade.
O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que participou da abertura da mostra, disse que é fundamental que as pessoas conheçam os trabalhos executados no sistema prisional e a oportunidade de ressocialização permitida aos apenados. “Vemos aqui os produtos dos mais variados tipos e que geram renda. Santa Catarina, mais uma vez, dá exemplo para o Brasil com a reinserção social do detento por meio do trabalho. Aqui temos o maior número de presos trabalhando”, afirma Moreira.
A secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, destacou que a responsabilidade, enquanto gestores públicos, é buscar a dignidade da pessoa, a qual se concretiza pela ressocialização do apenado e sua inserção no mercado de trabalho. “Temos que prepará-los para uma atividade laboral para que saiam de uma unidade prisional com vontade de viver e visualizando dias melhores”, afirma.
No espaço de 400 metros quadrados montado em frente ao CIC, houve exposição dos produtos que são desenvolvidos nas unidades prisionais brasileiras, tais como peças de artesanato, malharia, roupas ecológicas, fogões, móveis, bicicletas, lâmpadas, brinquedos e jogos educativos. Também foi erguida uma casa, pré-fabricada em uma unidade prisional e mobiliada com tudo o que é feito nas penitenciárias e nos presídios de Santa Catarina.
Com informações de
Denise Lacerda
Assessora de Imprensa
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania
Fone: (48) 3664-5810 (48) 9152-6934
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz