Setembro Amarelo promove prevenção ao suicídio

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Imbituba já iniciou a campanha social de prevenção ao suicídio: o Setembro Amarelo. Todos os anos são registrados cerca de 10 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. A realização nacional é da Associação Brasileira de Psiquiatria e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a todos sobre este grave problema de saúde pública.

                

Em Imbituba, a primeira ação foi no Desfile Cívico, com o tema Imbituba em Defesa da Vida. O pelotão de profissionais da saúde juntamente com os participantes do projeto Comunidade Ativa chamou a atenção do público com todos vestidos de camiseta amarela e a fita símbolo da campanha. De acordo com a secretária de saúde Maria Martins outras ações estão sendo preparadas para discutir o tema. Os médicos psiquiatras da secretaria estão participando de programas de rádio para chegar mais perto da população.

                “Será proporcionada aos profissionais de saúde, em todos os níveis de atenção, uma capacitação sobre o tema, buscando contribuir na prevenção e salvando vidas. Salientamos que este trabalho preventivo já vem sendo disponibilizado no município através de programas como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que com equipes multidisciplinares compostas por profissionais da área de enfermagem, psiquiatra, pedagogia, assistência social, e psicologia realizam ações relativas à saúde mental, tanto no tratamento quanto na prevenção”, destaca Maria.

 

Texto e foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz