Gabriel Garcia é o sétimo do mundo

O sonho era do tricampeonato mundial, mas os europeus que corriam em casa levaram vantagem, principalmente por serem quatro anos mais jovem que o imbitubense Gabriel Garcia, o mais velho de sua categoria até 70 anos. Ainda assim, o representante brasileiro, apoiado pelo Proesporte (Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Imbituba) foi o sétimo colocado entre centenas de participantes e manteve-se entre os melhores maratonistas do mundo, na prova realizada em Paris, na França, neste domingo, dia 16.

Completar uma maratona de 42 quilômetros de corrida por si só já é um feito imenso, o que dirá então perto dos 70 anos de vida. É um exemplo de dedicação e superação. E no mundial, Gabriel Garcia realizou mais uma vez essa façanha em pouco mais de três horas (o tempo oficial ainda não foi divulgado). “Ele era o mais velho de sua categoria e sofreu um pouco com as mudanças gerais, mas é um resultado de muito respeito, fruto de um trabalho de sete anos e que já nos trouxeram dois títulos mundiais”, comenta Paulo Sant’Ana, técnico do imbitubense que o acompanhou na prova.

Gabriel já participou de quatro mundiais (5º na Itália, campeão nos Estados Unidos e no Brasil, e agora sétimo na França) e já pensa no próximo mundial, em que muda de categoria e volta a ser um dos mais jovens do grupo, o que faz uma importante diferença durante a prova. “Agradeço a todos que vem colaborando para transformar esse sonho em realidade e vamos continuar treinando para as próximas provas e para trazer mais títulos mundiais se for possível, pois existem grandes atletas pelo mundo todo”, ressalta Gabriel.

Texto: João Batista Coelho Júnior