Hora do Mamaço: Imbituba terá 2ª edição
No próximo sábado, 1º de agosto será realizada em Imbituba a Hora do Mamaço, na Praça de Nova Brasília e terá uma programação especial. Em sua segunda edição na cidade, a mobilização é organizada pelo Grupo Maternarte, com o apoio da Prefeitura de Imbituba, através das secretarias de Saúde, Turismo, Esporte e Cultura, Agricultura, Pesca e Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação, e da loja Dona Coruja Baby Store.
O evento pretende mobilizar simultaneamente milhares de mamães em estados e cidades do Brasil. O mamaço está atrelado a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM – Semaine Mondiale de l’Allaitement Maternel), tendo como slogan oficial no Brasil “Amamentação e Trabalho – Para dar certo o compromisso é de todos” e programa internacional da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA – World Alliance for Breastfeeding Action) : “Mulheres Trabalhadoras que Amamentam”.
De acordo com Michelle Guterres Pazin, doula e integrante do Maternarte, o movimento reacende a discussão sobre a importância do aleitamento materno e o incentivo e apoio as mulheres que conciliam trabalho e amamentação. “Será que as mulheres conseguem conciliar amamentação e trabalho? O que está faltando para que a mulher consiga unir a maternidade com a vida profissional? A proposta para este ano é esclarecer estas perguntas, abordando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que amamentam e precisam voltar ao trabalho, além da legislação que existe a respeito destes direitos e soluções para que a amamentação e trabalho possam ser possíveis”, explica.
O movimento também propõe reforçar ações para melhorar as condições de trabalho da mulher que amamenta na própria instituição onde trabalha, através da Lei 11.770/2008, que criou o Programa Empresa Cidadã que tem como questões principais: a criação de uma Sala de Apoio a Amamentação; a extensão da licença maternidade paga de 120 dias para 180 dias; a criação de creche no local de trabalho da mulher quando necessário.
2ª edição “Hora do Mamaço” em Imbituba
Data: 01/08/2015
Horário: 9h
Local: Praça Laudelino João de Oliveira, Nova Brasília
Avenida Cônego Itamar Luís da Costa, rótula da Rua João de Carvalho
Entrada e participação gratuita
Informações e página do evento em:
https://www.facebook.com/events/1473191399662750/
Programação
9h – Abertura
9h30 – Oficina Sling, com Tailu Nascimento Silva
10h – Hora do Mamaço
10h15 – “Roda de Conversa” com a presença de profissionais da saúde
12h – Encerramento
Atividades durante o evento (com intervalo para “Roda de Conversa”):
– Avaliação Antropométrica, com a Enfermeira Edelene de Amorim Laurentino – Estratégia Saúde da Família de Nova Brasília, via Secretaria Municipal de Saúde;
– “Varal Fotográfico”, para participar leve sua foto impressa amamentando seu bebê;
– “Espaço Literário” da Biblioteca Pública Municipal estará presente no evento e será possível realizar cadastro do leitor e empréstimo de livros no local.
Oficina Sling
O Sling é uma faixa de malha de algodão resistente, que oferece algumas opções de amarração para carregar ou segurar o bebê de forma ergonômica para ele e para a mãe. Tailú Nascimento Silva, doula e integrante do Maternarte que ministrará a oficina explica que não é só um pano para carregar o bebê. “É uma forma de tornar a adaptação ao mundo fora da mamãe mais tranquila e segura. Mantém o bebê junto ao corpo da mãe, sentindo seu cheiro, seu calor, as batidas do seu coração, reforçando o vínculo, a comunicação e o carinho”, afirma.
O uso do Sling também previne cólicas e regurgitamentos, favorece a digestão e é indicado em casos de refluxo, diminuindo o choro e a inquietação. Ainda dá mais segurança à mãe ou pai que, mais conectados com o bebê, compreendem melhor e mais rápido as suas necessidades, como explica Tailú. Uma unidade será sorteada na hora do evento para os participantes.
Espaço Literário
A Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, que apoia a mobilização desde a primeira edição, estará com parte de seu acervo disponível para empréstimo no local, mediante “Cadastro de Leitor”. A proposta é participar dos movimentos realizados nos bairros e levar a leitura e a informação nestes encontros com o desejo de propiciar que mais leitores possam ter acesso à cultura, reforçando o compromisso social da Biblioteca em informar as famílias sobre seus direitos de cidadão, há 40 anos.
Cadastro Leitor
Para o cadastro é necessário apresentar comprovante de residência atual na cidade de Imbituba em seu nome ou nome dos responsáveis; RG; CPF e duas fotos 3×4.
O cadastro é gratuito.
A Biblioteca funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 19h.
Mais informações
Grupo Maternarte https://www.facebook.com/grupomaternarte
(48) 9926-0507 e (48) 9102-5418.
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz